quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Teorias da conspiração



Você acredita que informações muito importantes são escondidas da opinião pública para beneficiar alguém? Acha comum desconfiar das versões oficiais dos fatos e criar suas próprias explicações para alguns acontecimentos? Pensa, por exemplo, que o tsunami pode ser uma arma de destruição em massa? Ou que o Titanic pode não ter afundado? Vive preocupado com o fim do mundo? Então você é um defensor das teorias conspiratórias.


Fazendo jus ao ditado "quem procura acha", caçadores de conspirações conseguem encontrá-las em todo canto. Muitos acreditam que o primeiro-ministro britânico Tony Blair planejou os atentados terroristas ao metrô de Londres em 7 de julho de 2005. Outros tantos duvidam que o homem tenha chegado à lua. Há quem afirme que existe um organização que planeja tirar Lula do poder.



Até em músicas foram identificadas mensagens subliminares. Ao tocar discos no sentido anti-horário, pode-se ouvi-las. A banda Legião Urbana cantaria na letra de Pais e Filhos "Satanás aqui" no lugar de "Vou fugir de casa. Posso...". E a música da Xuxa: Marquei um X traria a frase "Jesus é exu / Exu é rei".



Mortes misteriosas

Mas um dos temas mais controversos é a morte de pessoas famosas. O caso de Elvis Presley é um exemplo. As suspeitas renderam o lema "Elvis não morreu", repetido por todo o mundo. Ainda hoje questiona-se o falecimento de Marilyn Monroe. Ela cometeu suicídio ou foi assassinada? O acidente de carro sofrido pela princesa Diana e por seu namorado Dodi Al-Fayed, na França, também é posto em cheque com freqüência. E a morte de John Lennon já foi atribuída à CIA.



O termo teorias conspiratórias engloba esses e diversos outros assuntos que vão de desconfianças (dos já citados fatos históricos e mortes de celebridades) a complôs ("os judeus querem dominar o mundo" é um clássico) e suposições (a presença de extraterrestres no nosso planeta e as previsões do fim do mundo por videntes como Nostradamus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário